A população LGBT e seus espaços na sociedade

*Lorrayne Ribeiro

Os direitos LGBTs vêm sendo conquistados por meio de muita luta, entretanto, os avanços apresentados até o momento ainda não são satisfatórios para uma inserção destes na sociedade. De tal forma, o Estado como agente principal no papel de inserção de todos no âmbito social de forma igualitária deve-se atentar a promoção de políticas públicas LGBTs.  A problemática é, esta minoria sofre com preconceitos diários e imposições sociais patriarcais a todo momento, e no mercado de trabalho não é diferente.

 

A formação atual do mercado de trabalho impõe a sociedade determinados padrões para que os mesmos incorporem uma posição neste. Basicamente, somos a todo momento moldados em nossas atitudes para nos encaixar em um perfil correto, a questão é, este perfil exclui totalmente a diversidade de gênero.

 

As grandes empresas buscam a maioria de suas vezes um personagem social de homem, e qualquer pessoa do sexo masculino que não apresente estas características está sujeito a ser excluído independente de seu currículo. Em relação a mulheres não é muito diferente, principalmente pelo fato de que estas já enfrentam dificuldades no mercado.

Sendo assim, a todo o momento, nós, população LGBT somos moldados para um padrão social para que possamos nos incluir dentro de espaços sociais.

 

Até quando seremos recriminados e ‘podados’ a ser quem somos? Até em que momento seremos vítimas da sociedade? Até quando seremos excluídos de espaços sociais? Talvez, até o momento em que tenhamos um Estado pronto para lidar com as

diversidades, de todos os âmbitos e atitude para governar para o povo, não para seus

princípios pessoais.

 

Enquanto não temos nossos representantes ao nosso lado, lutemos. Lutemos por nossos direitos, lutemos por ser quem realmente somos, lutemos por respeito, e acima de tudo, lutemos por amor.

*Lorrayne Ribeiro é estudante de Administração Pública da Universidade Federal de

Lavras, Diretora Presidente da Alfa Pública Jr., onde também atuou como Diretora de

Marketing e assessora de Marketing. Lorrayne tem interesse pela área social e pela busca por direitos igualitários.

Publicado anteriormente no antigo site da FENECAP na plataforma Wix em 11 de junho de 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: