Desafio FENEAP no Centro Acadêmico de Administração Pública da UFLA – CenAAP UFLA: Diversidade

*Alanis Pizzol e Jeferson Neri

Durante o dia 29 de maio de 2017, o Centro Acadêmico de Administração Pública (CenAAP) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), junto ao PETI-Pública, realizou o evento “POLÍTICAS PÚBLICAS LGBT+: Reconhecer direitos não é MIMIMI, é justiça social”, na UFLA.

O objetivo central para a escolha do tema foi o reconhecimento de que falar de políticas públicas, em especial no panorama atual, nos conduz diretamente ao processo de construção dos mecanismos e acontecimentos políticos da luta por visibilidade e reconhecimento da pauta das minorias, e neste sentido, o movimento LGBT se configura um dos grandes expoentes nessa luta no Brasil e no mundo.

Acreditamos, portanto, que abordar assuntos fundamentais que possam auxiliar na construção de um discurso de igualdade e respeito a vida e ao meio social é um dos principais eixos do CenAAP na gestão APROXIMA, bem como função última de todo cidadão. Para tanto, a dinâmica do evento se configurou em dois momentos. O primeiro com início as 14h com uma roda de conversa conduzida ao debate sobre gênero e o uso do nome social e o segundo com início a 17h direcionada ao debate sobre a efetividade de políticas públicas relacionadas a comunidade LGBT+.

A roda de conversa teve como responsáveis a professora Catarina Dallapicula e o grupo de estudos “Análises do discurso e relações de poder na ciência: gênero, sexualidades e controles dos corpos”. O objetivo principal foi orientar e esclarecer sobre questões acerca do universo LGBT+ e o debate sobre preconceito constante lançado a essa população, citando, também questões sobre machismo e hegemonia do discurso normativo.

A administração pública foi destacada pelos presentes no que tange as políticas afirmativas que vem sendo criadas para a efetividade dos direitos dxs sujeitxs (já garantida na constituição) da comunidade LGBT+, em especial o uso do nome social, visto que no grupo de estudos há sujeitxs trans. O segundo momento do evento foi direcionado a palestra sobre avanços e desafios dos direitos LGBT+ nas políticas públicas brasileiras.

A palestra teve como responsáveis membros da ONG Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG) de Belo Horizonte, muito influente no setor público-social no estado de Minas Gerais. Conduziram o desenvolvimento da palestra Bruno Alves Chaves, assistente social pós-graduando em Direitos Humanos e Cidadania pelo Instituto DH e primeiro secretário da Cellos-MG e Rhany da Silva Mercês,

mulher trans, secretária da Cellos-MG, estagiária em políticas públicas LGBT no projeto Protagonismo LGBT em Belo Horizonte e graduanda do sexto período em Serviços Social na Estácio de Sá.

O intuito da palestra foi mostrar um panorama da história de luta e resistência durantes as últimas décadas do grupo LGBT, evidenciando a visão da mídia, sociedade e do Estado e como esta visão influenciou o desenvolvimento de políticas públicas dessa população. Dessa forma, foi exposto de forma bem didática como essas afirmativas públicas foram e são salutares na elaboração de um pensamento de inclusão dxs sujeitxs nas esferas da saúde, educação, segurança pública etc.

Depois de uma forte campanha para atrair a população da UFLA e do município de Lavras, conseguimos reunir um público de 113 participantes, incluindo professores de escolas públicas, pós-graduados, graduandos, funcionários legislativos, representantes de movimentos sociais, sendo estes sujeitxs e não sujeitxs LGBT.

Por fim, concluímos que o resultado alcançado foi importante para o levantamento de ideias e ajudaram na produção de um conhecimento de diversidade, pessoal e social dentro do curso de Administração Pública e dos demais cursos e entes municipais que conseguimos alcançar, bem como na maior integração da minoria evidenciada na

comunidade universitária e municipal.

* Alanis Pizzol e Jeferson Neri são membros do Centro Acadêmico de Administração Pública (CenAAP) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e compõem a Diretoria de Diversidade.

Publicado anteriormente no antigo site da FENECAP na plataforma Wix em 11 de junho de 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: