FRENTE DO CAMPO DE PÚBLICAS FAZ PRESENÇA NA 13ª EDIÇÃO DO POLITEIA

O Projeto Politeia (Programa de Simulação do Sistema Legislativo Brasileiro) é uma idealização dos estudantes do Instituto de Ciência Política da UnB (IPOL) como projeto de ensino, pesquisa e formação política, centrado na simulação das atividades da Câmara dos Deputados e acontece anualmente. A simulação é realizada durante o recesso do meio do ano para que os simulantes possam utilizar os plenários do congresso e realizar de fato uma imersão.

Visto que o Congresso Nacional é uma arena muito importante para as políticas públicas, já que muitos direitos são garantidos e retirados dentro dessa Casa, é de grande importância que o Campo de Públicas esteja próximo deste processo para melhor entender o funcionamento da política.

No ano de 2018, participaram do Programa cerca de 155 simulantes, sendo a maioria pardos e pretos (88) e simulantes de primeira viagem (102). Projetos marcantes foram deliberados e aprovados, dentre eles, alguns com as temáticas de identidade de gênero, suicídio e criação da Comissão Nacional da Verdade sobre a Escravidão.

Caio Leal, membro da Pro Pública Brasil do Campo de Públicas, venceu a disputa pela Presidência da Casa e, assim, conferiu a vitória do Bloco Progressista sobre o Bloco Republicano: “Todo o trabalho que construí ao longo das participações em várias edições teve um reconhecimento que me levou à candidatura e eleição como Presidente da Câmara dos Deputados pelo Bloco Progressista esse ano, primeiro Presidente da Câmara no Politeia que não era do curso de Ciência Política da UnB. Este é mais um espaço importante ocupado pelo Campo de Públicas e pude exercer um mandato como Presidente com o jeitinho Campo de Públicas de ser, com ethos público, republicano e democrático, além de muita transparência.”

Houveram participações de simulantes de vários estados: do total de 155, 88 não eram da capital do país. Entre eles, Monica Duarte, do estado de Santa Catarina e aluna da UDESC/Esag, fez parte daComissão de Constituição de Justiça e de Cidadania relatou sua participação: “por cursar Administração Pública, aprendemos muito na teoria, porém só na prática conseguimos enxergar como realmente funciona todo o processo. Além do aprendizado do legislativo obtemos o aprendizado de articulação e interação entre as pessoas. Um dos maiores ensinamentos é ver a troca de pensamentos de ideologias oposto, pessoas de direita e esquerda expondo seus pontos de vista e sendo ouvidas. Foi muito engrandecedor e um privilégio poder sair do meu estado e participar do Politeia.”

Já Aline Nalon, do estado de São Paulo e aluna da UNISA, teve participação na Comissão de Seguridade Social e Família e afirmou: “Através desta Comissão, pude ler e escrever pareceres acerca de pautas que integram não apenas o meu curso, Gestão Pública, mas também minha rotina profissional e pessoal. Debater sobre os impactos na vida de mulheres, negras e negros, gays, lésbicas e famílias, bem como os recursos e suas respectivas origens para garantir direitos e ampliar o acesso a serviços, nos obriga a resgatar todo aprendizado em nossos cursos acerca de planejamento orçamentário, tributos, direitos constitucional e administrativo, entre outros. Além de evidenciar como a máquina pública funciona efetivamente e como podemos contribuir para uma gestão pública mais eficiente amparadas(os) nos arcabouços de todos nossos estudos.”

Para saber mais notícias sobre a edição de 2018 e como participar do programa, acesse: http://projetopoliteia.org

Publicado anteriormente no antigo site da FENECAP na plataforma Wix em 11 de junho de 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: