19/04 dia dos Povos Indígenas

Hoje não é dia do índio!

Dia 19 de abril, é celebrado o Dia dos Povos Indígenas. Embora a nomenclatura oficial ainda seja “Dia do Índio” (instaurado pelo Decreto Lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943).
Os povos originários já nos alertaram: essa data é só mais uma reprodução dos estereótipos que caem sobre os povos indígenas.

Inclusive, por esse motivo, a deputada federal Joenia Wapichana (a primeira mulher indígena eleita na câmara de deputada/os) propôs um projeto de Lei nº 5.466-B, de 2019, que sugere a mudança no nome.

A mudança do nome é também um convite para a mudança da mentalidade sobre a autonomia dos povos originários. É urgente que a gente reconheça o direito desses povos. Mantendo e fortalecendo suas identidades, línguas e religiões.

O problema desse nome e data, é que ele relativiza toda a diversidade dos povos a um só, e ainda usa termos pejorativos e estereotipados que recriminam a identidade deles.
Não é dia de comemoração e “fantasia”. Na verdade, hoje mais do que nunca é um tempo de reflexão e luta. Abril é o mês da resistência!

Acompanhe a situação da PL aqui: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2224662

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: